![]() |
| Foto Divulgação: Os sócios da Ah! Sim Mariane Carneiro e Marcio Gionco |
Quem já reformou a casa sabe: por menor que seja a
mudança no imóvel, a obra invariavelmente é motivo de dor de cabeça. Dentre os
problemas mais comuns estão gastos acima do orçamento e estouro do prazo de
entrega.
Se a maioria das pessoas tem problemas com
reformas, é bem provável que exista aí umaoportunidade
de negócio. Os empreendedores Marcio
Gionco e Mariane Carneiro perceberam essa chance e resolveram investir.
“Nós viemos de uma construtora e, quando percebemos que o mercado estava
entrando numa fase de lentidão, mudamos o foco. Fizemos uma pesquisa de mercado
e constatamos que havia um gap nesse segmento”, conta Gionco.
Foi assim que surgiu a Ah! Sim, empresa que cuida
da reforma desde a parte estrutural até a decoração do imóvel. O negócio está
há dois anos no mercado e já comemora os resultados de uma aposta acertada.
Enquanto a construção civil amargou resultados desanimadores em 2015 (o setor
encolheu 8%), a Ah! Sim alcançou a marca de R$ 2 milhões em faturamento neste
ano.
Para garantir o que promete (preços e prazos sem
surpresas), a empresa desenvolveu uma espécie de passo a passo da reforma, que
inclui descrição da expectativa do cliente, projeto, orçamento e execução da
obra. Além de tocar a reforma, a Ah! Sim ainda faz a cotação de preços dos
materiais. O investimento para começar o negócio foi da ordem dos R$ 3 milhões.
Para se prevenir dos contratempos, a empresa tem um
banco com o cadastro de prestadores de serviço, além de sempre manter uma folga
no prazo final de entrega. “O nosso cliente não tem que ir ver pedreiro na hora
do almoço ou correr atrás de material que acabou em cima da hora. Nós cuidamos
de tudo”, afirma.
Em todas as etapas do trabalho , a comunicação com
o cliente pode ser feita de forma remota. “Usamos Facetime, Skype, e-mail,
Whatsapp e telefone”, conta o empreendedor. Toda semana, o dono do imóvel
recebe um relatório sobre o andamento da reforma, com fotos.
Como no Brasil os apartamentos novos são entregues,
na maioria das vezes, sem acabamento, a Ah! Sim tem como foco principal esses
imóveis. Porém, a empresa também faz reformas em unidades mais antigas.
Segundo o empreendedor, o público do negócio varia
entre proprietários de imóveis recém-construídos (que pretendem morar no local
o quanto antes), investidores e as próprias construtoras. “Com o setor em
crise, muitas construtoras estão chamando a gente para finalizar o imóvel e
assim tentar vender mais rápido”, conta.
Com o sucesso do negócio, a Ah! Sim tem recebido
muitos pedidos de fora de São Paulo, o que faz com que os sócios avaliem a
melhor forma de fazer uma expansão da marca. “Hoje não temos problemas com o
cliente porque resolvemos tudo. Consideramos a possiblidade de entrar no
franchising, mas precisamos ter cuidado para fazer isso sem comprometer a
qualidade do serviço. Não podemos deixar a marca sofrer em hipótese alguma ”.
